15 de Novembro de 1908: Nasceu Carlo Abarth
Carlo Alberto Abarth tem o nome associado ao desporto automóvel e é sinónimo de (mais) potência para os modelos Fiat. Nascido a 15 de Novembro de 1908 em Viena de Áustria com o nome Karl, cedo foi para Itália, onde se naturalizou. Viveu em Turim, o epicentro da efervescente indústria automóvel italiana, sendo contaminado pelos ares de uma região onde se respira competição e as pessoas vivem ligadas à indústria automóvel.
Numa altura em que a palavra "tuning" era mais ou menos sinónimo de maluqueiras, projectou e desenvolveu novas panelas de escape, vendeu kits de potência e descobriu a "poção mágica" capaz de potenciar pequenos motores da época: as árvores de cames duplas ("bialbero"), propondo motores que iam dos 1098 cc aos 1966 cc. Trabalhou muito próximo da Fiat, fazendo história com os primeiros 500 e 600, mas também fez incursões com modelos de outras marcas, como a Simca ou a Porsche.
Depois, o Grupo Fiat retirou os 131 Abarth de cena, apostando na Lancia como porta-bandeira no Mundial de Ralis, deixando cair o nome Abarth. O tempo passou, mas a memória perdurou, sobrevivendo ao esquecimento a que foi votada.
A marca italiana recuperou a fórmula de Carlo Abarth para lançar no mercado kits capazes de potenciar modelos como o 500, mas acabou por autonomizar a marca que hoje procura afirmar uma identidade própria com propostas especiais do 500 e do novo 124 Spider.